Cronologia Cyl Gallindo

CRONOLOGIA DE CÍCERO AMORIM GALLINDO – CYL GALLINDO

1935

28 de Maio: Nasceu em Buíque – Pernambuco, filho de João Torres Gallindo e Maria Cursino Amorim Gallindo, o 6º de 13 filhos.

1951

13 de Novembro: Nasce seu primeiro filho, Rinaldo Gallindo, fruto da relação com Maria de Lourdes Coelho (Buíque).

**Participou das Coletâneas LETRAS. Org. de ELIANE ZAGURY.

1963

10 de Janeiro: Recebeu o Título de TÉCNICO EM CONTABILIDADE, pela Escola Técnica de Comércio Cândido Mendes, da Academia de Comércio do Rio de Janeiro, tendo concluído o ano letivo de 1962.

1964

De 31 de Agosto a 04 de Setembro: Recebeu o Certificado de participação no Seminário sobre o ROMANCE PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO, organizado pela Faculdade de Filosofia de Pernambuco e realizado no Instituto de Estudos Portugueses.

De 12 a 21 de Outubro: Frequentou o Curso de LÍNGUA PORTUGUESA, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Pernambuco.

De 16 a 23 de Novembro: Frequentou o Curso de 1º CICLO DE ESTUDOS SOCIOLÓGICOS, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Pernambuco.

1965

De 19 de Fevereiro a 10 de Março: Frequentou o Curso de GENÉTICA HUMANA APLICADA A ANTROPOLOGIA FÍSICA, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Pernambuco.

De 06 a 30 de Julho: Frequentou o Curso de REVOLUÇÕES PERNAMBUCANAS, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Pernambuco.

1966

De Julho a Agosto: Frequentou o Curso de CULTURA POPULAR NO BRASIL, promovido pelo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, e ministrado pelo Prof. LUÍS DA CÂMARA CASCUDO.

De 17 a 21 de Outubro: Frequentou o Curso de PSICOLOGIA SOCIAL, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Pernambuco.

1967

De 26 de Janeiro a 28 de Fevereiro: Frequentou o Curso de PSICOLOGIA SOCIAL, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

03 de Junho de 1967 a 30 de Abril de 1968: Frequentou o Curso de TÉCNICA DE ANÁLISE LITERÁRIA E GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, COM APROVEITAMENTO, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

1968

De 05 de Janeiro a 25 de Março: Frequentou o Curso de PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE PESQUISA, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

De 12 a 22 de Fevereiro: Recebeu o Certificado de Participação no Programa de Treinamento SEMINÁRIO DE TÉCNICAS DE RELAÇÕES HUMANAS, organizado pela Diretoria de Pessoal da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.

De 18 de Maio a 22 de Junho: Frequentou o Curso de TÉCNICA E MÉTODO DE PESQUISA E SOCIOLOGIA MODERNA, promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFP.

De 03 de Junho a 03 de Julho: Frequentou o Curso de LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

De 01 a 31 de Outubro: Frequentou o Curso de INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DA INFORMAÇÃO, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

**Organizou/Publicou a AGENDA POÉTICA DO RECIFE.

**Participa da Coletânea PRESENÇA POÉTICA DO RECIFE. Org. de EDILBERTO COUTINHO;

1970

05 de Maio: Recebeu o Certificado de participação no PROJETO RONDON – V, em Benjamin Constant, como Bacharel em Ciências Sociais e Chefe da Equipe, onde prestou relevantes serviços a Integração Nacional.

De 06 a 09 de Agosto: Frequentou o II SEMINÁRIO REGIONAL DO PROJETO RONDON NO NORDESTE, em Aracaju-SE, organizado pelo Ministério do Interior.

1971

**Publica A CONSERVAÇÃO DO GRITO-GESTO.

De 08 a 13 de Março: Participou do I CURSO DE DESENVOLVIMENTO AGROINDUSTRIAL DO NORDESTE, organizado pelo Ministério do Interior.

1972

10 de Outubro: Recebe o Prêmio OTHON BEZERRA DE MELLO, da Academia Pernambucana de Letras (APL), com a Obra: A CONSERVAÇÃO DO GRITO-GESTO.

1973

24 de Maio: Nasce seu segundo filho, Pablo Marcyl Bruyns Gallindo, o primeiro da relação com Marinne Bruyns (Holanda).

1974

**Publica AS GALINHAS DO CORONEL.

De 19 a 23 de Junho: Participou do XV CONGRESSO NACIONAL OS JORNALISTAS PROFISSIONAIS, realizado na cidade do Recife-PE.

De Outubro a Novembro: Frequentou o Curso de LÍNGUA PORTUGUESA, promovido pela Academia Pernambucana de Letras.

1975

De 02 a 06 de Junho: Participou do Curso SEMINÁRIO SOBRE THOMAS MANN, promovido pelo Instituto de Letras da UFPE, na qualidade de Seminarista.

De 12 a 15 de Junho: Participou do I ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO E COMUNICAÇÃO, na cidade do Recife-PE, evento patrocinado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife, Universidade Católica de Pernambuco (Departamento de Comunicação), e Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, contanto ainda com a colaboração do Consulado dos Estados Unidos.

1976

**Organizou/Publicou O URBANISMO NA LITERATURA. (Contista do Recife).

**Em companhia do DR. HANS DE MAREZ OYENS, reuniu e catalogou 408 peças, de vários estados brasileiros (Museu Tropical, do Instituto Real dos Trópicos, em Amsterdã – Nederland) cujo setor foi inaugurado pela rainha Juliana.

De 20 a 23 de Maio: Participou do II ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO E COMUNICAÇÃO, na cidade do Recife-PE, evento patrocinado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife, Universidade Católica de Pernambuco (Departamento de Comunicação), e Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, contanto ainda com a colaboração do Consulado dos Estados Unidos.

1977

24 de Junho: Nasce seu terceiro filho, Guajassy Bruyns Gallindo, o segundo da relação com Marinne Bruyns (Holanda).

1978

**Participa da Coletânea PRISMAL. Org. de REGINA IGEL.

21 de Maio: Recebe o Certificado de MENÇÃO HONROSA no Concurso do 3º PRÊMIO NOVA FRIBURGO DE LITERATURA, com a Obra: UM MORTO COBERTO DE RAZÃO.

1979

**Participou da fundação da COOPERATIVA DOS JORNALISTAS DE PERNAMBUCO – COOJORNAPE – sendo eleito Membro do Conselho de Administração (mandato de 3 anos).

**Tem o conto O CASAMENTO DE TIA LOTINHA publicado pela UNIVERSIDADE DE MARYNLAND – USA.

1980

19 de Dezembro: Foi realizado o I ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA FAMÍLIA GALLINDO, no restaurante CANDELÁRIA, em Candeias.

1984

Dezembro: Recebe o Certificado MEDALHA COMEMORATIVA dos Vinte e Cinco Anos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.

1985

De 21 de Outubro a 19 de Novembro: Participou do TREINAMENTO PARA SERVIDORES PROMOVIDOS EM ASCENSÃO FUNCIONAL, organizado pelo Departamento de Pessoal da SUDENE.

26 de Novembro: Publica o livro UM MORTO COBERTO DE RAZÃO.

**Recebe o Prêmio LEDA CARVALHO, da Academia Pernambucana de Letras (APL), com a Obra: UM MORTO COBERTO DE RAZÃO.

1988

**Organizou/Publicou o livro CONTOS DE PERNAMBUCO. (Autores editados e inéditos).

1989

**Publica LIVRO PARA MINHA IDADE – O MENINO E O PEIXE. (Juntamente com sua filha GUAJASSY GALLINDO).

1993

**Prefaciou a 2ª edição do livro EUCLIDES DA CUNHA – CANUDOS E OUTROS TEMAS.

1994

20 de Maio: Recebeu o CERTIFICADO DE MEMBRO da IWA (INTERNATIONAL WRITERS AND ARTISTS ASSOCIATION), de Ohio – USA.

**Publica o livro QUANTO PESA A ALMA DE UM HOMEM / QUANTO PESA A ALMA DE UMA MULHER.

**Prefaciou a 3ª edição do livro EUCLIDES DA CUNHA – CANUDOS E OUTROS TEMAS.

1995

23 de Maio: Recebeu o Diploma de SÓCIO ACADÊMICO do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, ocupando a cadeira patroneada por FRANCISCO MANOEL BRANDÃO.

De 15 a 17 de Novembro:Participou do I CONGRESSO NACIONAL DE ESCRITORES EM PERNAMBUCO, na Categoria de Conferencista.

1996

**Publica o livro OS MOVIMENTOS.

1999

**Publica o livro 20 POEMAS ESCOLHIDOS por WALDEMAR LOPES.

**Publica o livro CADEIRA DE DINAH. (Posse na ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL).

2000

**Publica o livro EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA. (Conferência proferida pelo escritor Cyl Gallindo, dia 17 de Maio de 2000, às 19 horas, na ACADEMIA RECIFENSE DE LETRAS).

2002

26 de Maio:Convidado pelo prefeito Arquimedes Valença para inauguração da BIBLIOTECA MUNICIPAL GRACILIANO RAMOS.

Agosto: Como idealizador, inaugura a PINACOTECA da BIBLIOTECA MUNICIPAL GRACILIANO RAMOS.

2003

**Publica o livro MILAGRE NO JARDIM DA CASA GRANDE.

2004

18 de Novembro: recebeu o título de CIDADÃO DO RECIFE e a MEDALHA JOSÉ MARIANO, concedidos pela Câmara Municipal do Recife, sob proposta do Vereador PAULO DANTAS.

2006

**Publica o livro DE CÓMO DECUBRÍ QUE NO EXISTO. (Publicado na Argentina, pelo Editorial Francachela), Tradução de JORGE ARIEL MADRAZO.

2007

22 de Novembro: Recebe o Diploma de SÓCIO EFETIVO da Academia de Letras e Artes do Nordeste, ocupando a cadeira 18, que tem como patrono AUGUSTO DOS ANJOS, em cumprimento ao Ato Decisório da Assembleia Geral Ordinária, de 26 de Maio de 2007.

**Organizou/Publicou em parceria com ANTÔNIO CAMPOS a 1ª edição da “Coleção PANORÂMICA DO CONTO EM PERNAMBUCO”.

**Publica o livro DE COMO DESCOBRI QUE NÃO EXISTO.

2009

27 de Julho: Foi ELEITO para a cadeira 6 da ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS.

22 de Outubro: Tomou POSSE da cadeira 6 da ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, que pertencia ao escritor LUIZ PINTO FERREIRA.

2010

**Organizou/Publicou em parceria com ANTÔNIO CAMPOS a 2ª edição da “Coleção PANORÂMICA DO CONTO EM PERNAMBUCO”.

**Publica A INTIMIDADE DA PALAVRA (Ensaios sobre Euclides da Cunha, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos e Óscar Ribas).

2012

**Organizou/Publicou o livro BANDEIRA NO TELESCÓPIO DE TRÊS AMIGOS DO RECIFE – Cyl Gallindo, Maria do Carmo Barreto Campello de Melo e Waldemar Lopes.

2013

04 de Fevereiro: Faleceu em João Pessoa – Paraíba.

05 de Junho:Através do PROJETO Nº 14.993, de autoria do Deputado Claudiano Martins Filho, o Governador de Pernambuco denominou que a unidade Estadual de Ensino Técnico do Município de Buíque, chamar-se-á ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JORNALISTA CYL GALLINDO.

Traduzir »