Clubes Buiquenses: Altinense Futebol Clube

Clubes Buiquenses: Altinense Futebol Clube

Por: Prof. Jandilson

Uma das equipes Buiquenses que consegue manter a história do futebol de várzea de nosso município é o Altinense, comandada pelo ex goleiro “Bila Tatuzinha”, que tem a honra de manter essa tradição, porém, sabemos que não é fácil manter uma equipe amadora, mas o mesmo procura ajuda do comércio local para que a equipe possa jogar amistosos e competições locais.

Segundo Bila, o Altinense foi fundado nos anos 60 com o nome de Palmeirinha, tendo assim vários presidentes que tinham dupla jornada como treinador, fizeram grandes jogos contra as equipes locais e nos estados vizinhos, uma equipe bem reconhecida no cenário do futebol amador, tem uma história riquíssima que consegue ainda está em evidência atualmente, graças a Bila e seus atletas.

Com suas cores tradicionais o vermelho e branco, o Altinense F.C tinha o seu maior rival, o Vasco do Alto, comandada pelo presidente e treinador Josa de Odálio, os Domingos eram diferentes no Alto da Alegria, uma rivalidade que todos paravam para acompanhar, lotavam as beiras do campo com batucadas, difícil de esquecer.

O Altinense F.C tivera grandes jogadores que empolgavam os torcedores tanto em Buíque quanto fora, o Altinense revelou grandes jogadores para o futebol amador, Geraldo da Palmeiron atacante de área cabeceador nato o “doido” era assim que muitos torcedores o chamavam, tivemos Painha da Baixa Preta, Rinaldo Leão que fazia a diferença, os adversários temiam, até hoje muitos lembram dos tempos de glórias do Altinense F.C. Importante ressaltar um dos melhores zagueiros do Altinense F.C que fez história foi Gema, apesar da pouco estatura.

Antes de Bila ficar à frente do Altinense tivemos os irmãos, Dedé e Ditinho que ficaram no comando da equipe, conseguiram alguns títulos municipais onde deixou o Altinense mais fortalecido na região, segundo o amigo Ditinho foram 10 anos à frente da equipe divididos com seu irmão Dedé que fizera grande trabalho para manter as tradições do Altinense FC.

Hoje a luta do futebol do Alto da Alegria é conseguir seu próprio campo para treinamentos e mando de jogos, haja vista que já foram mudados mais de 4 lugares ao longo da existência do Altinense F.C. Lembrando que essa história não acaba por aqui, em breve falaremos mais do Altinense, aqui é só um pouquinho da rica história, falaremos também dos principais jogadores e equipes buiquenses.

Fonte: Informativo Diverso

Sobre o autor

Escritor e poeta comprometido com a disseminação da cultura e da arte nordestina.

Artigos Relacionados

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »