Biografia da Poetisa Irivanize Albuquerque

Biografia da Poetisa Irivanize Albuquerque

IRIVANIZE ALBUQUERQUE DE ARAÚJO E SILVA

Nasceu no dia 11 de julho de 1972 na cidade da Pedra-PE. Morou até seus nove anos de idade no Sítio Fazendinha, município da Pedra-PE. Onde estudou na Escola Municipal João Galindo. Mudou-se para Buíque-PE no ano de 1982.

Filha de Sebastião Venâncio e Maria Alcina. É a 2ª filha do casal que tem mais 6 (seis) filhos. Estudou na Escola Vigário João Inácio, onde concluiu o Magistério em 1991. Em 1996, casou-se com o salgueirense Joao Bosco, e dessa união nasceram 2 filhos: Vitória Luiza e Pedro Ivo. Possui formação em Educação Infantil e Bacharelado em Serviço Social.

Ainda na sua adolescência demostrou sua paixão pela poesia, expondo seus sentimentos e sua religiosidade. O que mais chama atenção é a maneira como Irivanize mostra em seus poemas, os diversos estados de espírito em que se encontra, mostrando claramente sua sensibilidade para com as diversas situações vividas.

Em 2002 lançou seu primeiro livro de poesias “Simplesmente Eu”. O segundo livro foi lançado na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, em outubro de 2014.  A poetisa participou de diversos eventos literários realizados pelo Sesc Ler Buíque, entre os quais podemos destacar o Projeto Poetas Daqui e o Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, além de participar de cursos oferecidas pelo Sesc.

BREVE CRONOLOGIA

1972 (11.JJUL) Nasceu na cidade da Pedra-PE.

1996 *Casa-se com o salgueirense Joao Bosco.

1998 (10.JUN)Nasce sua filha (Primogênita) Vitória Luísa Albuquerque.

2000 (12.JUN) Nasce seu filho Pedro Ivo Albuquerque.

2002 *Lançou seu primeiro livro de poesias “SIMPLESMENTE EU”

2014 (15.OUT)Lança na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos o seu segundo livro de poesias “ESSÊNCIA”. O lançamento foi organizado pelo Sesc Ler Buíque e o Grupo de Leitores Cyl Gallindo.

2015 (27.MAI) Participou com o poeta Leonardo Silva da ação “UM ESCRITOR NA MINHA ESCOLA” do Projeto Poetas Daqui, na Escola Municipal Engenheiro Klaysson de Freitas. (Org. Sesc Ler Buíque).

2017 (13.NOV) Através da parceria entre Sesc Ler Buíque e Secretaria da Mulher de Buíque, participou juntamente com as poetisas Rosa Ramos e Márcia Marina, do “CHÁ POÉTICO” (Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo) realizado na Associação Renascer do Sítio Angélica.

2018 (13.AGO)Juntamente com os poetas Leonardo Silva e Sivaldo Oliveira participou do Projeto “UM ESCRITOR NA MINHA SALA”, realizado na Escola Estadual Vigário João Inácio. (Org. Sesc Ler Buíque)

2020 (29 e 30.JUN) Participou do “SARAU LITERÁRIO ONLINE” do Centro Educacional Carrossel.

Sobre o autor

Escritor e poeta comprometido com a disseminação da cultura e da arte nordestina.

Artigos Relacionados

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »