A Biblioteca é conhecimento, lazer e criação

A Biblioteca é conhecimento, lazer e criação
Foto: Leonardo Silva

Pra quem sempre achou ou acha que as bibliotecas são um lugar apenas para empréstimos de livros, pesquisa via computador ou wifi, está muito enganado. Elas servem para muito mais do que isso, e olhe que não estou falando sobre os Grupos de Leituras que eventualmente usam o espaço. Estou falando de algo como assistir filmes, dança e um bom jogo de xadrez, pois nos dias atuais se faz necessário saber que a biblioteca é muito mais do que a leitura e estudo. Ela é conhecimento, lazer e criação.

Biblioteca Graciliano RamosA Biblioteca Municipal Graciliano Ramos foi inaugurada em 26 de maio de 2002, de lá pra cá passou por altos e baixos, já viveu seus dias de glória, no entanto com o avanço das tecnologias os livros foram escanteados e os livros virtuais ganharam o espaço. É importante salientar que existem aqueles leitores fieis, que não deixam de apreciar um bom livro, que não perdem o vício de cheirar livros novos, que não conseguem ficar o final de semana sem uma boa leitura.

Pelo que vejo estão buscando outros meios para que a mesma tenha movimento constante de usuários e visitantes, como por exemplo: reuniões de secretariais municipais, conferencias, cines jovens, cines para turmas de escolas, palestras com escritores locais e os eventos do Sesc Ler Buíque.

Dentro da Biblioteca que leva o nome do escritor alagoano Graciliano Ramos, nós também encontramos o Espaço de Leitura Cyl Gallindo, um escritor que tinha Buíque como sua “Pátria Umbigo”, onde neste espaço podemos encontrar cerca de 5 mil livros do acervo pessoal do escritor, que faleceu em 2013.

Sobre o autor

Escritor e poeta comprometido com a disseminação da cultura e da arte nordestina.

Artigos Relacionados

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »